terça-feira, 17 de abril de 2012

Todo dia é dia de festa!

Acredito que todos nós já nos deparamos na iminência da organização de uma festa.

Sou do tempo em que festas de aniversários e até casamentos eram organizadas dentro de casa, em familia. Hoje as coisas estão mudadas!

Primeiro vem a questão do espaço físico. Mesmo os que ainda moram em casas não dispõem de salas ou, ainda, do bom e velho “quintal”, palco de grandes acontecimentos. Os que moram em apartamento ... nem se fala.

Depois vem a disponibilidade, tempo para se dedicar aos detalhes relacionados no check list para a preparação.

E por fim o fator decisivo no processo de evolução: poucos herdaram ou adquiriram habilidades, dons e principalmente prazer em fazer pequenas coisas como enrolar brigadeiros ou encher bexigas.

Surge, então, a terceirização na organização das festas, oportunidade para aqueles que herdaram ou adquiriram essas habilidades estarem a frente do processo. Esses viraram donos de buffets, organizadores de eventos ou, como gostam de ser chamados: cerimonialistas.

Quando a organização de uma festa ficava aos cuidados das famílias e amigos, cada qual tinha sua equipe de colaboradores, suas receitas, habilidades e dons que faziam de cada festa única quando comparada a outras, pois com certeza seus colaboradores não eram os mesmos. Quem não se lembra com saudade dos bolos, dos doces, dos salgados, das lembrancinhas feitas por uma amiga, tia, avó, prima, irmã ou mãe?

A modernidade trouxe facilidades, mas elas vêm carregadas de padrões que seguimos sem questionar. Esse é o ponto! Apesar de buscarmos praticidade em nosso dia a dia, não devemos desistir da delícia que é surpreender nossos convidados, deixarmos neles uma marca que torne a nossa festa inesquecível, contrariando os padrões com algo diferente, que de repente possa até virar uma nova moda.

Meu objetivo com essa releitura é despertar em TODOS o verdadeiro propósito, aquele que sempre está por trás de qualquer celebração:  comemorar algo que trouxe, traz ou trará felicidade aos envolvidos.

Cada pessoa é única, inclusive nos momentos de comemorações e celebrações, por isso aconselho que fujam dos modismos, clichês, rótulos etc.

Nunca deixe de festejar um fato, uma data importante em sua vida por não ter condições para fazer igual aos outros. Pense que muitos, embora com condições, talvez não tenham um motivo, uma alegria tão genuínos quanto você para celebrar.

Aos profissionais colegas no segmento, sugiro que respeitem a individualidade de seus clientes. O bom profissional é aquele que mais do que o padrão, sabe desenvolver um novo projeto a cada novo cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário